“Sumol Academia Digital”, forma mais de 20 jovens angolanos, influenciadores e criadores de conteúdos das redes sociais, de forma a potencializar os seus conhecimentos com as novas ferramentas da internet, como, design, branding pessoal, chat GPT, análise de social média, só para citar entre outras plataformas existente online.
A formação ocorreu, recentemente, numa das unidades hoteleiras, da cidade de Luanda, com participação de vários formadores renomados do mercado nacional e internacional.
Lauriane Guillemin, Brand Manager da Sumol Compal, está primeira edição da Academia, uma iniciativa voltada para a formação de jovens em Angola, que tem como objectivo fornecer conhecimentos básicos, e académicos que vai poder ajudar os jovens a criar conteúdo relevante para as redes sociais e a monetizar seu trabalho em função do contexto econômico tão desafiador que se vive actualmente.
Inicialmente, foram oferecidas 20 vagas, mas devido ao sucesso da campanha de recrutamento, o número foi ampliado para 30, resultando em 26 confirmações de participação, diz a Brand Manager da Sumol Compal.
Por outro lado, os candidatos foram selecionados com base, a um critério de preenchimento em um formulário online que incluía questões criativas para avaliar as suas capacidades de expressão.
Lauriane Guillemina, avança ainda que a Sumol, identificou uma lacuna na formação académica de criadores de conteúdo em Angola, especialmente para trabalhar como influenciadores e em marketing digital, decidindo oferecer suporte para profissionalização dos jovens angolanos nesta área.
Para, Ailton Alfredo Manuel, conhecido como PDF, considera a formação como uma oportunidade valiosa em aprender matérias como networking, o jovem, menciona ainda que a formação abrange diversas áreas, como mensuração de resultados, branding, marketing pessoal e o uso de inteligência artificial, como o ChatGPT, o mesmo promete em multiplicar o conhecimento adquirido.
Por outra, Ludy Nayan, criadora de conteúdo, destaca que aprendeu ferramentas que servem para análise, de comentários, observando ainda que, o mercado de influenciadores em Angola cresceu após a pandemia, com mais pessoas se aventurando na criação de conteúdo.
Trabalho como influenciador digital, com conteúdo relacionado ao turismo desde 2017, disse, Emílio Luamba, adianta ainda que, a formação foi benéfica para aprimorar suas habilidades em branding, marketing e uso de ferramentas digitais, ajudando a superar desafios na promoção do turismo em Angola.
No entanto, a Sumol Compal, se posiciona como uma marca comprometida com o desenvolvimento da comunidade local, reconhecendo a importância de compartilhar conhecimento e experiências adquiridas em outros mercados.
.