Angola tem mais de 60 mil pessoas com deficiência física e sensibilidade humana, dados da base actual do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, diz a Secretária de Estado, Dina Kimaz.
Para a Secretária de Estado do MASFAMU, os mais de 60 mil pessoas com deficiência são dados provisórios da base do ministério, aguardando ainda os resultados do último censo geral 2024, que darão precisamente dados reais.
Dina Kimaz, avança ainda que, de momento, os dados que temos na nossa base de dados através da Direção Nacional de Inclusão da pessoa, que nós temos agora, é de 60 mil, recentemente, em Dezembro, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a segunda Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, onde foram debatidos vários temas e tivemos várias conclusões e recomendações.
No entanto, a conclusão da conferência em que foi debatido várias questões, como; das cocas, acesso a emprego, acessibilidade nos edifícios e nos transportes públicos e táxis.