A candidata Nandi-Ndaitwah Netumbo Ndemupelila, do partido Swapo, está a liderar as contagem dos votos com mais de 52%, e em caso de confirmação, será a primeira mulher a chegar a presidência daquele país da África Subsariana.
Do total de votos já apurados, a candidata Nandi-Ndaitwah Netumbo Ndemupelila, da Swapo soma mais de 66 mil, o que corresponde a 52,1%. Em caso de vitória, a actual vice presidente da República da Namíbia será a primeira vez que uma mulher chegará a liderança daquele país do sul de África. Em segundo lugar está o candidato Itula Panduleni Filemon Bango, Reposicionamento afirmativo com 32 mil votos, equivalentes a 28%.
O terceiro candidato presidencial mais votado é Bernadus Clinton Swartbooi do Movimento dos Povos Sem Terra, com oito mil votos, correspondente a 6%.
Já Venaani McHenry Mike Kanjonpkere, com 4% dos votos aparece em quarto lugar com um total de seis mil votos.
O partido Movimento Reposicionamento Afirmativo, que tem o jovem professor Job Amupanda como cabeça de lista, com dois mil votos, sendo o quinto mais voto.
Assentos parlamentares
Com os dados eleitorais já apurados, a Swapo, da candidata Nandi-Ndaitwah Netumbo Ndemupelila, já conseguiu 45 lugares no parlamento, seguido do partido Patriotas Independentes para a Mudança com 20 deputados.
O Movimento dos Povos sem Terra conseguiram até ao momento, nove deputados, ao passo que o Reposicionamento Afirmativo já soma 12 assentos parlamentares.
O Movimento Democrático Popular tem seis deputados
A Frente Democrática Unida da Namíbia soma dois deputados. Os demais partidos políticos, nomeadamente, o Partido Republicano, os Libertadores da Liberdade Econômica, Festa de Todas as Pessoas, Partido Democrático Nacional, Congresso dos Democratas, Swanu, Organização Democrática da Unidade Nacional e o Partido dos Namibianos Unidos somam cada, um assento parlamentar.